Brincadeiras educativas

As atividades para educação infantil vão muito além de brincadeiras para ocupar o tempo ou simplesmente entreter as crianças.

As atividades para educação infantil vão muito além de brincadeiras para ocupar o tempo ou simplesmente entreter as crianças.

Elas são fundamentais no processo de formação do aluno, atuando na aquisição do conhecimento, fortalecimento do raciocínio lógico e desenvolvimento de habilidades cognitivas.

Por fazer parte da natureza da criança, a brincadeira é uma linguagem inerente a ela. Assim, quando utilizada de forma direcionada e com um objetivo pedagógico, ela potencializa o processo de aprendizagem e contribui para um melhor desenvolvimento dos pequenos.

A importância do uso de elementos lúdicos na atividade infantil é comprovada tanto por grandes teóricos da pedagogia, como também reconhecida pela e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

E mais: isso não precisa se resumir ou acontecer somente no ambiente escolar. Você sabia que pode, inclusive, fazer uma série de atividades com seu filho sem sair de casa?

Se você não sabe bem como, pode ficar tranquila. Continue lendo o post para conhecer algumas ideias de atividades para educação infantil e entender melhor por que isso é primordial para garantir o bom desenvolvimento do seu pequeno.

Por que as atividades para educação infantil são importantes para o aprendizado?

Por meio de uma abordagem lúdica da aprendizagem, a criança trabalha sua capacidade de elaborar conceitos, selecionar ideias, criar relações e chegar a conclusões. Dessa forma, as brincadeiras assumem um papel de extrema importância nesta fase escolar.

Por meio das brincadeiras, as crianças aprendem a reelaborar situações, resolver conflitos, levantar hipóteses, enfrentar desafios e desenvolver a criatividade.

Diante de tudo isso, fica fácil entender por que as atividades para educação infantil são um elemento essencial para o aprendizado. Quanto mais lúdico, acolhedor e desafiador for o ambiente escolar, mais seu filho poderá desenvolver seu máximo potencial.

A atividade infantil trata-se de algo tão importante que existe um segmento da pedagogia, chamado de ludopedagogia, dedicado somente a compreender como o elemento lúdico influencia a aprendizagem.

Muitas instituições de ensino, aliás, já investem na ludopedagogia, como é o caso do Kumon, uma prática que é bastante estimulada pelas diretrizes educacionais de nosso país.

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser assegurados a todas as crianças, junto com os direitos de conviver, participar, explorar, expressar e se conhecer.

 

11 ideias de atividades para educação infantil

 

Foto de menina e mulher negras brincando sorridentes com massinha de modelar. Atividades para educação infantil como essa estimulam a criatividade.

O aprendizado de forma lúdica permite que seu filho tenha contato com regras, exercite a concentração, planeje estratégias, enfrente desafios e explore sua própria capacidade corporal e noção espacial.

Ou seja: ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora, os aspectos socioemocionais, as habilidades cognitivas e as capacidades intelectuais.

Agora que você já sabe a importância da atividade infantil, é hora de colocar a mão na massa e conhecer algumas ideias de atividades para educação infantil que podem ser feitas tanto na escola quanto em casa.

Olha só quantas ideias de atividades para ensino infantil:

  • Pintura a dedo

  • Esculturas com massinha de modelar

  • Teatrinho de fantoches

  • Jogo do adivinha

  • Rodas de leitura

  • Tabuleiro matemático

  • Cartelinha de tabuada

  • Exercícios com as mãos

  • Gincanas

  • Fantoches

  • Dança  

 

Comentários

Publicidade
Twitter
https://twitter.com/redesmartcomuni
Instagram
https://www.instagram.com/redesmartdecomunicacao/